sábado, 26 de abril de 2014

HOJE É O DIA DO GOLEIRO - 26/ABRIL

O Baba do Pithito hoje, 26 de abril, deseja vida longa aos nossos goleiros. Sabemos que somos todos amadores, mas por ser hoje uma profissão reconhecida, desejamos felicidades aos nossos "profissionais" que abrilhantam muito nosso baba.

Veja, abaixo um pequeno histórico sobre os goleiros de futebol:
Goleiro Jair
Criada em 1871, a profissão de goleiro é uma das mais exóticas do futebol. No começo, eles não podiam nem pegar com a mão na bola, mas ganharam espaço e hoje são uma das principais atrações nos campos de futebol. Em 1976 eles ganharam um dia só para eles, comemorado todos os anos, em 26 de abril. O Baba do Pithito & Cia, não se esquece da data, e faz uma homenagem aos jogadores da posição.

- 1871 - Surge a figura do goleiro no futebol, depois até do juiz. Até então, ninguém podia tocar com as mãos na bola, para diferenciar o esporte recém-popularizado do rúgbi. A essa altura já havia a divisão de 11 jogadores para cada lado.
- 1880 a 1890 - Clubes ingleses procuram goleiros altos e pesados, que literalmente "fechassem" o gol. Um dos destaques nessa época foi Foulke, um inglês de 1,90 m e 140 kg. A regra ainda não protegia os goleiros, que podiam ser empurrados e atrapalhados.
Goleiro Uta

- 1891 - Surge o pênalti, momento que pode ser o da consagração para os goleiros, até hoje. No entanto, o jogador podia chutar de qualquer ponto a 11 metros do gol.
- 1913 - O goleiro não podia mais pegar a bola com as mãos fora da área. A atitude configura falta.
- 1914 - Marcos Carneiro de Mendonça é o primeiro goleiro a defender a Seleção Brasileira.
- 1938 - O brasileiro Jaguaré, goleiro do Olympique de Marselha (também passou pelo Vasco), é o primeiro a fazer um gol. Foi em um jogo contra o Metz, de pênalti.

- Década de 30 - O mesmo Jaguaré é o primeiro a usar luvas no Brasil. Ele trouxe a novidade da Europa, onde os arqueiros já usavam luvas de couro para proteger as mãos nos constantes socos na bola.
Goleiro Pirulito

- Década de 50 - O soviético Lev Yashin, um dos maiores goleiros da história, media 1,89 m. No entanto, era exceção em meio a arqueiros entre 1,75m e 1,80m. Gilmar dos Santos Neves era um deles.
- Década de 70 - Goleiros começam a inovar nos uniformes. Sai o tradicional preto, entram amarelo e azul. No Brasil, Raul Plasmann é o primeiro a fugir à regra do preto, usando camisas amarelas no Cruzeiro. Surgem também os primeiros preparadores de goleiros.

- 1976 -É oficializado o Dia do Goleiro, em homenagem aos jogadores da posição.

- 1982 - Instituída a punição por sobrepasso. O goleiro não podia dar mais de quatro passos com a bola nas mãos.
Goleiro Joca II

- 1990 - Excentricidade toma conta dos goleiros, principalmente na América. O colombiano Higuita, o paraguaio Chilavert e o mexicano Jorge Campos são o expoente dessa geração, que usa uniformes coloridos, dá declarações polêmicas e faz até gols.
- Década de 90 - A preparação de goleiros ganha ares de profissionalismo. As comissões técnicas passam a contar com profissionais da posição para realizar exercícios específicos com os arqueiros. Até então, os preparadores não tinham tanto vínculo com os clubes e apareciam apenas em algumas ocasiões. Goleiros passam a crescer e ter, em média, 1,90 m.
- 1992 - Goleiros ficam proibidos de pegar a bola com as mãos quando ela é recuada por um companheiro de time. Dessa forma, a preparação dos arqueiros passa a envolver jogadas com os pés e reposições de bola.
- 2000 - Nova regra proíbe goleiros de ficarem mais de seis segundos com a bola nas mãos.
- 2006 - Rogério Ceni se torna o maior goleiro artilheiro do futebol, com 63 gols.

Goleiro Judicael (Ju ou Chocó)
- 2008 - O goleiro Zetti abre uma escola especializada em formar goleiros. É a prova da valorização da posição no futebol brasileiro.
- Hoje o nosso Baba homenageia muito merecidamente os nossos Arqueiros: JAIR, UTA, JOCA-II, PIRULITO, e CHOCÓ.



esportes.terra.com.br/futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, COMENTE!